A VARITUS Brasil utiliza cookies para contribuir com a melhor experiência do usuário, de forma segura, otimizando as funcionalidades do site e direcionamento de conteúdos. Ao clicar em " Aceitar " você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Recusar

Varitus Brasil

Alta nos preços dos combustíveis – economize na logística com gestão eletrônica de entregas

Assuntos Gerais

A alta nos preços dos combustíveis é sentida por todos os segmentos empresariais, que se vêm obrigados a repassar ao menos parte do impacto dos sucessivos aumentos aos preços de seus produtos e serviços.

Acontece que, ao meramente repassar os valores aos custos de seu portifolio, muitas empresas podem perder competitividade, em especial as que enfrentam a concorrência de outras tantas que inovam e reduzem custos em áreas críticas, principalmente a de logística.

Continue a ler este artigo e saiba como, mesmo em tempos de drástica alta nos preços dos combustíveis, sua empresa pode adotar soluções que farão a sua logística ficar não só mais econômica, mas também muito mais eficiente.

Alta nos preços dos combustíveis e entregas com controles manuais

Uma das atividades mais críticas para muitas empresas é a entrega ou retirada de produtos. Seja por meio de frota própria ou terceirizada, é certo que o impacto da alta nos preços dos combustíveis encarece o transporte e pode comprometer as margens de lucro, ou mesmo a competitividade da organização no mercado.

A falta de controles eficientes e automatizados, ou seja, o uso de métodos manuais, arcaicos e burocráticos para gerenciar as operações logísticas agrava ainda mais esse cenário, abrindo caminho para falhas que custam mais tempo, mais veículos em trânsito, mais quilômetros rodados e mais recursos.

Vamos ver, a seguir, os principais problemas decorrentes de uma gestão de entregas feita de forma convencional, por meio de fichas, planilhas, canhotos e relatórios preenchidos (ou mesmo digitados) manualmente:

  • Entregas feitas em endereços incorretos, extravios;
  • Entregas que chegam ao destino no momento em que não há ninguém para receber;
  • Entregas que chegam ao destino, mas são entregues sem a correta comprovação do recebimento por parte do cliente;
  • Extravio de canhotos de notas fiscais, que são comprovantes formais do recebimento correto da mercadoria pelo cliente;
  • Redundância de envio de dois ou mais veículos para uma mesma região, num mesmo horário, sem que haja um planejamento;
  • Dificuldade para rastrear e atualizar o cliente sobre o status da entrega;
  • Dificuldade para registrar eventuais problemas, tais como volumes ou produtos danificados no transporte, devoluções, etc;
  • Alta dificuldade, ou mesmo impossibilidade de aproveitamento dos dados das entregas para planejamentos futuros (elaboração de mapas de calor, apontamento de áreas de riscos variados, identificação de oportunidades de rotas de entrega mais otimizadas, etc).

Como a gestão eletrônica de entregas pode ajudar?

Hoje existem soluções digitais para uma gestão eletrônica de entregas/retiradas de mercadorias que reduzem drasticamente a ocorrência de problemas, automatizando controles, diminuindo o risco de erros, otimizando recursos, gerando uma gama preciosa de informações estratégicas para a logística e, de quebra, melhorando a experiência do cliente.

A VARITUS Brasil desenvolveu o Canhoto Fácil, solução para implantação do Comprovante de Entrega Eletrônico, ou Canhoto Digital de NF-e, que automatiza e uniformiza o controle das entregas realizadas, tanto entre empresas, quanto entre empresas e consumidores finais. Veja as principais vantagens dessa ferramenta:

Vantagens da gestão eletrônica de entregas:

  • Profissionaliza a interação empresa/cliente;
  • Viabiliza a estratégia Omnichannel, modernizando a experiência de clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais – ele pode comprar no e-commerce da empresa, mas retirar na loja física. A comprovação da entrega, com o Comprovante de Entrega Eletrônico registra tudo de forma rápida e fácil.
  • Elimina o uso dos desajeitados e frágeis canhotos físicos;
  • Agiliza a conferência e arquivamento do registro de que o cliente realmente recebeu o que adquiriu, no prazo e endereço corretos;
  • Torna mais assertivo até mesmo o processo de tomada de decisões de gestão do negócio, pois se tem exato controle de tudo o que foi vendido e entregue e, portanto, mais precisão para se apurar outros dados como faturamento consolidado, tributos a pagar, perfil de vendas, valores a receber, fluxo de caixa, etc.

O que é Canhoto Digital de NF-e, também chamado de Comprovante de Entrega Eletrônico?

É a versão digital dos tradicionais canhotos de Nota Fiscal integrantes do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) ou dos CT-e’s (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos).

Tradicionalmente, empresas e transportadoras sempre fizeram uso dos canhotos físicos, o que obriga o manuseio de papéis, sujeitos a extravios, imprecisões, rasuras, e outros transtornos.

Devido à importância do canhoto para a efetiva documentação da entrega das mercadorias, a adoção de uma versão eletrônica que passa agora a ser recepcionado em ambiente nacional específico, digitaliza a captura de imagens da comprovação das entregas e se complementa com o registro rápido e preciso dos eventos relacionados à NF-e e CT-e.

Ou seja, adotá-lo, além de tudo, atende as exigências do Fisco e moderniza suas operações logísticas também perante a autoridade fiscal.

Quem pode utilizar o Canhoto Digital de NF-e?

Empresas transportadoras ou empresas que façam as entregas por meio do uso de veículos da própria frota, valendo ressaltar que não se confunde a adoção do Comprovante de Entrega Eletrônico e a sua recepção pelo Fisco, com o procedimento de Manifestação de Destinatário, que continua plenamente válido.

Canhoto Fácil – a melhor solução para a sua Gestão de entregas

A solução digital mais eficaz para reduzir custos e tornar sua Gestão de Entregas efetiva e precisa é o Canhoto Fácil, um aplicativo simples, seguro, rápido, inteligente e muito eficiente para que sua empresa

A solução conta também com uma moderna plataforma de gestão, para sua empresa realizar o gerenciamento e acompanhamento completo, em tempo real, do status de cada comprovante de entrega.

Além disso, a integração da plataforma permite a transmissão e gestão do comprovante de entrega junto à SEFAZ.

Vantagens do aplicativo:

  • Instalação fácil e simples;
  • Permite a captura dos principais dados de documentos fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e, CF-e S@T) através da leitura do código de barra e QR-Code, além da captura de documentos não fiscais por digitação;
  • Aplicativo sem custos e sem limites de download;
  • Sincronismo automático com a plataforma de gestão;
  • Permite a captura mesmo com o aparelho offline;
  • Possibilita foto do canhoto, assinatura em tela, compartilhamento do canhoto;
  • Registra a geolocalização do momento da captura, bem como a data e hora, automaticamente;
  • Armazenamento online, com baixo consumo de memória.

Vantagens da plataforma:

  • Gestão dos canhotos por dispositivos;
  • Possui cadastro para ativação e bloqueio de dispositivos;
  • Sem limites de cadastros por dispositivos;
  • Permite fazer filtros para busca de informação;
  • Filtros por (CNPJ, período, por série ou por número de documento);
  • Facilita o acesso a NFe, CTe e outros documentos a seus respectivos documentos de entrega, que em alguns casos são mais de um.
  • Permite efetuar download em massa dos canhotos armazenados;
  • É uma ferramenta 100% online e acessada de qualquer local por dispositivo via internet;
  • Gera relatórios com resumo das capturas dos canhotos;
  • É multiusuário.

Outras vantagens, por interface da NF-e e do Canhoto Digital de NF-e:

  • Envio de Evento do Recibo de Entrega à SEFAZ;
  • Upload do Recibo de Entrega;
  • Exclusão do Recibo de Entrega;
  • Gerenciar NF-e;
  • Tela de visualização de Recibos;
  • Impressão do documento DANFE;
  • Relatório simplificado;
  • Download do XML;
  • Download do PDF;
  • E suporte em horário comercial ilimitado.

Para adquirir já o Canhoto Fácil para eliminar papéis, dar uma resposta efetiva à alta nos preços dos combustíveis, reduzir custos na logística e modernizar a gestão de entregas da sua empresa, ficando também em dia com as normas da SEFAZ, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Não adie mais esse importante processo, e conte com a VARITUS Brasil.

27 de junho de 2022

VARITUS Brasil


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

VARITUS Brasil completa 14 anos de inovações e geração de valor para seus clientes

VARITUS Brasil completa 14 anos de inovações e geração de valor para seus clientes

Ler mais

7 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais no Dia dos Pais

7 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais no Dia dos Pais

Ler mais

Robotização de tarefas – 5 ganhos que sua empresa tem com a tecnologia RPA

Robotização de tarefas – 5 ganhos que sua empresa tem com a tecnologia RPA

Ler mais

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros apoiados pela VARITUS ocupam pódio em Indaiatuba

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros apoiados pela VARITUS ocupam pódio em Indaiatuba

Ler mais

Paperless – 10 benefícios para empresas que reduzem o consumo de papel

Paperless – 10 benefícios para empresas que reduzem o consumo de papel

Ler mais

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros de Araras apoiados pela VARITUS vão competir com animal premiado e promissor

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros de Araras apoiados pela VARITUS vão competir com animal premiado e promissor

Ler mais