A VARITUS Brasil utiliza cookies para contribuir com a melhor experiência do usuário, de forma segura, otimizando as funcionalidades do site e direcionamento de conteúdos. Ao clicar em " Aceitar " você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Recusar

Varitus Brasil

NF-e Produtor Rural obrigatória – saiba o prazo final e prepare-se!

Assuntos Gerais, NF-e Produtor Rural

NF-e Produtor Rural obrigatória – saiba o prazo final e prepare-se!

A NF-e Produtor Rural – Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural vem sendo emitida no Brasil desde 2006 e é cada vez maior o número de produtores rurais que aderem a essa importante modernização.

Entretanto, não são todas as propriedades rurais que emitem o documento e, agora, existe um prazo final para aderirem a esse procedimento: 1º de junho de 2023.

É o que consta do Ajuste SINIEF Nº 10, de 7 de abril deste ano. Se você atua no campo e ainda não emite NF-e Produtor Rural continue a ler este artigo e saiba mais esse importante tema!

Conforme o Ajuste SINIEF os Estados e o Distrito Federal acordaram em estabelecer a obrigatoriedade da NF-e Produtor Rural em substituição à Nota Fiscal modelo 4. Estados até poderão definir novo prazo, desde que inferior à data limite expressa nesse ajuste.

Emitir NF-e Produtor Rural traz benefícios para agricultores

Emitir NF-e Produtor Rural é um procedimento que vem sendo adotado em vários estados brasileiros. Apesar dos benefícios que isso traz para os agricultores, muitos ainda têm várias dúvidas!

Lembrando que a NF-e Produtor Rural pode ser emitida pelo produtor que possui CNPJ ou mesmo aquele que só possui CPF. Neste caso ele deve obter o Certificado Digital CPF-e.

A partir de 2006 as antigas notas fiscais de talonários começaram a ser substituídas por documentos digitais, seja no setor industrial, no comercial, no de serviços e, mais recentemente, também no campo. E, em todos os setores, esse fenômeno traz novas obrigações, mas também oportunidades.

Entre essas oportunidades estão, por exemplo, maior organização, profissionalização e eficiência.

Emitir NF-e Produtor Rural é, portanto, um caminho sem volta, que tira a propriedade rural de uma vez por todas da informalidade e da burocracia de papéis e aborrecimentos.

Por que emitir NF-e Produtor Rural, o que é, como emitir e quais são os benefícios da emissão?

A NF-e Produtor Rural – Modelo 55, substitui a NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica) e a velha nota fiscal de produtor dos antigos talonários impressos. Emitir NF-e Produtor Rural é um procedimento que necessariamente precisa ser realizado de forma digital, ou seja, por meio de um sistema emissor, que é software, especialmente desenvolvido para isso. Antes de falar mais sobre este emissor, veja alguns benefícios da emissão da NF-e Produtor Rural:

  • Fim das filas e mais praticidade. Geralmente o produtor rural é obrigado a ficar horas na fila do órgão fiscalizador para conseguir emitir uma nota fiscal convencional. E só consegue emitir o documento durante a semana.

Ao aderir à NF-e Produtor Rural, a sua emissão de notas pode ser em feita qualquer dia ou, para transitar regularmente com as mercadorias comercializadas pelo produtor;

  • Fim de antigos e trabalhosos procedimentos. Eles são sempre sujeitos a falhas humanas, obtendo mais praticidade, rapidez, segurança e profissionalismo para vender sua produção;
  • Exatidão e agilidade. Sim, para efetuar a contabilidade da propriedade rural e seus clientes ou parceiros, sejam eles cooperativas, atacadistas ou varejistas;
  • Visão completa de vários aspectos da produção e comercialização feitas pela propriedade rural. Se feito por um bom sistema de emissão de documentos fiscais, o ato de emitir esse documento fiscal gera em segundos uma série de informações que você emite com facilidade, na hora em que deseja, para avaliar diversos aspectos da sua propriedade e do seu negócio;
  • Otimização de recursos que resulta em mais competitividade. Com essas informações, você pode comprar melhor seus insumos, calcular melhor os preços, acompanhar o faturamento, avaliar os prazos concedidos, conferir as vendas para cada cliente, os impostos apurados, etc. É a sua fazenda ou cooperativa inteira ao alcance de um clique;
  • Liberdade e tempo para você se concentrar no que mais interessa– produzir e vender. Ao adotar um bom sistema para emitir NF-e Produtor Rural você ganha tempo, eficiência e liberdade para se concentrar no que interessa: produzir mais e melhor, e aumentar seu faturamento e lucratividade.

Escolha já o melhor sistema Emissor de NF-e para Produtores Rurais

Para ajudar sua propriedade nessa importante transição para o mundo fiscal digital, escolha o melhor emissor – o NOTAFAZ. Com ele, você emite sua nota fiscal em apenas cinco cliques. E acessa os arquivos dessas notas de qualquer lugar, via computador, celular ou tablet, pois o sistema é 100% em nuvem.

O NOTAFAZ, que foi desenvolvido pela VARITUS Brasil, é tão eficiente, que já é aprovado e utilizado por milhares de empresas de todo o país. Empresas de todos os tamanhos!

O suporte técnico oferecido junto com o emissor é totalmente eficiente e o sistema permite fácil integração com outros que sua propriedade venha a adquirir.

Para colocar sua propriedade rural ou cooperativa na era da praticidade, economia e eficiência fiscal, basta clicar aqui para falar com um dos nossos consultores.

24 de maio de 2022

VARITUS Brasil


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Hipismo Paraequestre – dia 25 tem nova etapa de campeonato da ABHIR, com cavaleiros apoiados pela VARITUS

Hipismo Paraequestre – dia 25 tem nova etapa de campeonato da ABHIR, com cavaleiros apoiados pela VARITUS

Ler mais

NT 2022.001.1.00: para evitar multas, empresas devem conferir códigos EAN ou GTIN antes de emitir NF-e e NFC-e

NT 2022.001.1.00: para evitar multas, empresas devem conferir códigos EAN ou GTIN antes de emitir NF-e e NFC-e

Ler mais

Transposul-VARITUS na maior feira de transporte e logística do Sul do país

Transposul-VARITUS na maior feira de transporte e logística do Sul do país

Ler mais

<strong>NF-e Nota Fiscal Eletrônica – emissão ajuda MEI a crescer</strong><strong></strong>

NF-e Nota Fiscal Eletrônica – emissão ajuda MEI a crescer

Ler mais

Nota Técnica 2021.004.1.30 altera prazo de implementação para 8 de agosto

Nota Técnica 2021.004.1.30 altera prazo de implementação para 8 de agosto

Ler mais

O controle do fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa

O controle do fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa

Ler mais