A VARITUS Brasil utiliza cookies para contribuir com a melhor experiência do usuário, de forma segura, otimizando as funcionalidades do site e direcionamento de conteúdos. Ao clicar em " Aceitar " você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Recusar

Varitus Brasil

Quais os primeiros passos para a Transformação Digital nas empresas?

Assuntos Gerais, Serviços Extras

A Transformação Digital é uma demanda urgente e irreversível para as empresas que desejam não somente sobreviver, mas também crescer, ganhar mercado e competitividade. Continue a ler este artigo e fique por dentro dos primeiros passos que sua empresa precisa dar para realizar a Transformação Digital com segurança.

Não é à toa que pesquisas especializadas mostram que perto de 80% das empresas brasileiras consideram importante e já investem na digitalização de inúmeros processos, quer seja na operação ou na gestão dos seus negócios. E isso não se limita a ter apenas um bom site, redes sociais ativas, ou atender pelo WhatsApp! Vai muito além!
A substituição de procedimentos físicos, envolvendo papéis, carimbos, assinaturas convencionais, trâmites demorados e sujeitos a erros, por soluções digitais, rápidas, limpas, precisas e econômicas é uma realidade, e a organização que adiar ou ignorar esse fenômeno, corre sério risco de desaparecer do mercado.
Transformação digital – Por que fazer?

  • Para ampliar a disseminação da informação, dinamizando a análise de documentos e reduzindo o tempo de tramitação;
  • Para reduzir custos provenientes da duplicidade, reprografia e extravio de documentos;
  • Para ganhar rapidez no envio da informação ao usuário final;
  • Para conferir agilidade no atendimento e padronização no cadastramento de informações;
  • Para obter economia com a redução de tempo de resposta para auditorias e pesquisas;
  • Para diminuir drasticamente o tempo gasto para acessar documentos e para eliminar gastos com espaços físicos, mobiliário e equipamentos para arquivamento;
  • Para acelerar práticas sustentáveis na empresa, eliminando o uso de papéis e outros recursos;
  • Para melhorar a experiência dos clientes.

Como a transformação digital impacta os negócios?
Uma vez que seja implementada corretamente, de forma a integrar os vários setores de uma empresa, a transformação digital também gera impactos abrangentes, a saber:

  • Na forma da empresa se comunicar, interna e externamente

Com boas ferramentas digitais, os departamentos passam a se comunicar mais e melhor. A interação com os clientes também é levada a outro patamar, muito mais alto e assertivo. Em ambos os casos, a melhor comunicação interna e externa amplia as oportunidades de negócios, e gera dados que retroalimentam sistemas e aprimoram métodos, estratégias e práticas, para que tudo melhore continuamente;

  • Na produção e na produtividade

Linhas de produção demandadas, operadas e monitoradas com o uso de tecnologias digitais funcionam melhor, o que resulta em mais qualidade, eficiência, segurança operacional e produtividade. Pois mitiga-se erros, falhas de comunicação, descontinuidades de fluxos de serviços, melhora-se a manutenção, entre outros fatores críticos;

  • Gestão financeira

Soluções digitais bem escolhidas e bem implementadas transformam radicalmente a forma como as empresas gerenciam seus recursos financeiros. Passa-se a ter uma visão abrangente e atualizada das entradas e saídas de dinheiro e a fazer previsões estratégicas, para tomada de decisões embasadas e aproveitamento de boas oportunidades;

  • Vendas

Engana-se quem pensa que a transformação digital se limita à criação ou melhoria de braços de e-commerce nas empresas. Ela oferece diversas soluções para dar suporte, orientar e otimizar o trabalho dos times de vendas, melhorando a experiência dos clientes e – novamente – gerando informações preciosas para um atendimento cada vez mais personalizado, que se antecipa à necessidade dos consumidores ou dos clientes empresariais, e ajuda na sua fidelização;

  • Recursos Humanos

Se bem planejada e bem implementada, a transformação digital revoluciona o modo de trabalho das equipes, o relacionamento entre os diversos departamentos e com a própria direção da empresa. Colaboradores bem treinados e equipados com soluções digitais adequadas sentem-se mais preparados para entregar resultados e mais abertos a contínua inovação tecnológica, que passam a encarar como aliada em seu progresso profissional.
Transformação digital – Como fazer?

  1. Faça um diagnóstico das necessidades da sua organização:

Identifique, em cada departamento, os processos mais críticos, aqueles que tomam mais tempo, requerem mais pessoas para fazê-los, são mais sujeitos a erros e que necessitam de acompanhamento.
Atendimento ao cliente, geração de pedidos e ordens de serviço, controles de produção, pré e pós venda, controle de estoques e de remessa de produtos, gestão de entregas ou retiradas de mercadorias, faturamento, contabilidade, controle de pessoal, etc… Para todos esses setores e necessidades, há hoje inúmeras soluções digitais, inclusive, integradas.

  1. Defina prioridades e faça um cronograma de investimento e implementação:

A Transformação Digital quase nunca pode ser restrita a um só setor da empresa, mas é fato que ela tem que começar por algum lugar. Portanto, defina as áreas por onde começará a adoção de ferramentas digitais. Cada empresa tem suas características e é importante avançar com cuidado na Transformação Digital para não gerar colapsos no fluxo de trabalho.

  1. Garanta treinamento e suporte para todos os envolvidos:

Essa é uma preocupação que precisa estar na estratégia e ser colocada em prática no momento da escolha do fornecedor/fornecedores de soluções digitais para a sua empresa. Só aceite os que incluem no pacote além de ferramentas integradas, também o devido treinamento para cada setor da sua organização. Além disso, após treinar cada colaborador, esse fornecedor precisa garantir suporte eficiente, descomplicado e disponível, para solucionar todas as demandas do dia a dia.

  1. Monitore o processo, faça aferição os resultados e não hesite em corrigir rumos!

A Transformação Digital exige investimento – ainda que muito criterioso, adaptação e aferição dos resultados, setor por setor. Compare os resultados antes e depois das inovações, analise criticamente os dados e não hesite em corrigir rumos. As mudanças serão, certamente, só numa direção: adiante, pois, após digitalizar processos, nunca mais você vai querer retroceder nesse caminho.
Algumas soluções digitais imprescindíveis para empresas:

A VARITUS Brasil é uma startup de soluções digitais inteligentes que há 13 anos atua no mercado, atendendo empresas de todos os portes e segmentos, com uma variada linha de ferramentas robustas e eficientes para otimizar sua organização e aumentar a lucratividade dos seus negócios.
Clique aqui para saber mais e solicitar atendimento com um de nossos especialistas.
22 de setembro de 2021
VARITUS BRASIL
 
 
 


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

VARITUS Brasil completa 14 anos de inovações e geração de valor para seus clientes

VARITUS Brasil completa 14 anos de inovações e geração de valor para seus clientes

Ler mais

7 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais no Dia dos Pais

7 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais no Dia dos Pais

Ler mais

Robotização de tarefas – 5 ganhos que sua empresa tem com a tecnologia RPA

Robotização de tarefas – 5 ganhos que sua empresa tem com a tecnologia RPA

Ler mais

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros apoiados pela VARITUS ocupam pódio em Indaiatuba

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros apoiados pela VARITUS ocupam pódio em Indaiatuba

Ler mais

Paperless – 10 benefícios para empresas que reduzem o consumo de papel

Paperless – 10 benefícios para empresas que reduzem o consumo de papel

Ler mais

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros de Araras apoiados pela VARITUS vão competir com animal premiado e promissor

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros de Araras apoiados pela VARITUS vão competir com animal premiado e promissor

Ler mais