A VARITUS Brasil utiliza cookies para contribuir com a melhor experiência do usuário, de forma segura, otimizando as funcionalidades do site e direcionamento de conteúdos. Ao clicar em " Aceitar " você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Recusar

Varitus Brasil

Robotização de tarefas – 5 ganhos que sua empresa tem com a tecnologia RPA

Assuntos Gerais, Serviços Extras

Robotização de tarefas do escritório. Provavelmente você já ouviu ou leu sobre isso nos últimos meses e, mais provavelmente ainda, ficou com dúvidas. Por acaso trata-se de comprar robôs, como os da ficção científica, para sentar-se às mesas do escritório da sua empresa e fazerem o trabalho dos funcionários? Certamente, não!

Robotização de tarefas é um movimento pelo qual as organizações vêm, cada vez mais, adotando tecnologias de automatização da realização de atividades importantes, obrigatórias, mas que são burocráticas e repetitivas, costumam tomar muito tempo e atenção de vários funcionários, e, ainda assim, são sujeitas a erros e descontinuidades, por diversas razões.

Continue a ler este artigo, entenda mais sobre Robotização de tarefas, RPA e conheça 5 ganhos que sua empresa tem ao adotar essa tecnologia.

O que é RPA

RPA é a sigla, em inglês, para o termo Robotic Process Automation, ou em português, Automação Robótica de Processos. É uma tecnologia que automatiza processos repetitivos comuns em vários tipos de empresa.

Por meio da RPA, robôs em forma de softwares realizam esses processos, obedecendo um determinado script – instruções que são pré-determinadas e programadas, interagindo com interfaces de usuários já utilizadas pelos funcionários da empresa.

Ou seja, o robô-software executa as tarefas repetitivas e rotineiras do escritório, realizando cálculos, atualizando cadastros e tabelas, conferindo e-mails, gerando relatórios periódicos, etc.

Esse software utiliza IA (Inteligência Artificial) para automatizar a sequência de procedimentos de uma determinada tarefa, como se fosse um ser humano a executá-la. Para que esse robô-software seja capaz de executar a tarefa, todos os parâmetros e instruções para essa execução têm de estar digitalizados.

Como funciona a Robotização de tarefas com RPA

Por meio do ‘treinamento’ do robô desenvolvido com a tecnologia RPA ou torna-se apto a executar um protocolo de ações no sistema, da mesma forma que um usuário humano. A esse treinamento damos o nome de script, um passo-a-passo minucioso que o robô obedecerá a cada tarefa, do início à conclusão, passando para a tarefa seguinte, que pode ser idêntica ou sequencial/complementar, e assim por diante, conforme as instruções – o script determinado.

O período pelo qual esse robô RPA se dedica a cada tarefa também é previamente estabelecido e a execução desses trabalhos torna-se altamente controlável, rápida e muito precisa, uma vez que o robô é muito menos sujeito a erros. Cada passo executado pelo robô é também totalmente rastreável, o que permite ainda mais exatidão e segurança nos processos.

Alguns exemplos de atividades que podem ser executadas pelos robôs RPA:

  • Acompanhamento da entrada de novas mensagens eletrônicas – e-mails;
  • Abertura de anexos de mensagens e extração de dados;
  • Respostas de mensagens;
  • Atualização de status de processos, gerando notificações pré-definidas;
  • Acesso a aplicações em nuvem e realização de validações e autenticações;
  • Preenchimento e encaminhamento de formulários;
  • Criação, atualização, encaminhamento e arquivamento de formulários, tabelas e planilhas;
  • Utilização de fórmulas de cálculos, aplicação de parâmetros;
  • Geração de listagens, alertas, tags, gráficos e relatórios;
  • Gerenciamento e compactação de pastas e arquivos;
  • Digitação, por meio de combinações de teclas, atalhos, cliques simples ou duplos, com diferentes ‘botões de mouse’.

5 principais ganhos que sua empresa tem ao implantar a RPA:

Há muitas vantagens para a sua empresa com a automatização de processos por meio do uso de robôs RPA, entre as quais destacamos:

  1. Economia e facilidade para ser adotada, quando se compara aos tradicionais projetos de desenvolvimento e integração de sistemas, uma vez que a RPA utiliza as aplicações já existentes nos sistemas da organização;
  2. Rapidez na execução de tarefas e liberação de equipes para tarefas mais nobres e estratégicas, pois com a automatização por meio do robô RPA, já que ele executa as atividades muito mais rapidamente do que uma pessoa faria, gerando muito mais produtividade. Além disso, com a robotização do serviço burocrático e repetitivo, as equipes humanas, ou seja, os funcionários, ficam livres para se dedicar a atividades mais nobres e estratégicas, produzindo inovações, atendendo melhor os clientes, ajudando a empresa a faturar mais e a crescer;
  3. Flexibilidade e customização, uma vez que cada empresa tem uma realidade distinta, necessitando e quantidades diferentes de robôs RPA operando, bem como requerendo programações variadas para a execução de mais ou menos tarefas, em diferentes períodos;
  4. Respeito aos protocolos que são facilmente auditáveis, com aumento do compliance na organização, já que os robôs obedecem estritamente aos scripts pré-definidos, com garantia de rastreabilidade e conferência minuciosa a qualquer tempo;
  5. Menos erros, mais segurança e resultados, pelo mesmo motivo acima: o robô não improvisa nem pula etapas do processo, não pode ser ‘distraído’ por um telefone que toca, não precisa parar para atender alguém com alguma dúvida, e executa estritamente a tarefa programada, o que reduz drasticamente a chance de inconformidades;

Passo a passo para implantar a Robotização de tarefas RPA, sem sustos

Como já vimos, uma das facilidades da RPA é que ela pode ser implementada gradualmente na empresa, devendo, entretanto, seguir um bom planejamento, para que avance no tempo e na velocidade certas, abrangendo primeiro as tarefas que, automatizadas, trarão os mais significativos resultados para a rotina da organização.

A correta identificação dessas tarefas e a ordem em que serão automatizadas é um processo crítico, no qual a empresa deve e precisa contar com assessoria especializada.

Além dessa assessoria, que deve ser prestada por um fornecedor parceiro, que irá implantar a RPA nos computadores da sua organização, há um passo a passo poderoso para assegurar que tudo saia conforme o planejado, confira:

  1. Avalie as tarefas que, uma vez automatizadas, vão resultar em ganho real de tempo e qualidade no processo executado;
  2. Tenha conhecimento sobre as rotinas dos processos, e também de todas as exceções de cada um, para automatizá-los com eficiência;
  3. Assegure a participação dos colaboradores, para que contribuam com a elaboração dos scripts que vão ser determinados aos robôs RPA. Os funcionários, afinal, é que sabem como as tarefas são feitas;
  4. Mostre aos colaboradores que a robotização não significa, necessariamente, a redução da força de trabalho, mas, sim, a abertura de novas oportunidades para que eles dediquem seu talento e conhecimento a funções mais estratégicas;
  5. Preveja no planejamento de implantação a forma como os robôs serão monitorados e ações de contingência, com os devidos recursos, para assegurar seu funcionamento pelos períodos programados;
  6. Escolha, para esse processo tão importante, um fornecedor parceiro que detenha alta expertise e atenda suas demandas com comprometimento, eficiência e responsabilidade. Dê preferência a empresas de software filiadas à ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o que agrega ainda mais robustez, qualidade e confiança aos produtos.

Conte com a VARITUS Brasil para implementar RPA na sua empresa com total segurança e os melhores resultados!

Agora que você já sabe mais sobre a Robotização de tarefas do escritório e dos ganhos que sua empresa tem ao adotar essa tecnologia, aproveite para conhecer melhor as nossas soluções para que esse processo seja seguro, efetivo e atinja os objetivos que a sua empresa busca.

Entre em contato conosco clicando aqui, e vamos desde já traçar um planejamento de sucesso para dar muito mais eficiência, economia e lucratividade aos seus negócios!

18 de julho de 2022

VARITUS Brasil


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

VARITUS Brasil completa 14 anos de inovações e geração de valor para seus clientes

VARITUS Brasil completa 14 anos de inovações e geração de valor para seus clientes

Ler mais

7 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais no Dia dos Pais

7 dicas para preparar seu e-commerce e vender mais no Dia dos Pais

Ler mais

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros apoiados pela VARITUS ocupam pódio em Indaiatuba

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros apoiados pela VARITUS ocupam pódio em Indaiatuba

Ler mais

Paperless – 10 benefícios para empresas que reduzem o consumo de papel

Paperless – 10 benefícios para empresas que reduzem o consumo de papel

Ler mais

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros de Araras apoiados pela VARITUS vão competir com animal premiado e promissor

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – cavaleiros de Araras apoiados pela VARITUS vão competir com animal premiado e promissor

Ler mais

Responsabilidade social – VARITUS engaja colaboradores em diversas ações

Responsabilidade social – VARITUS engaja colaboradores em diversas ações

Ler mais