A VARITUS Brasil utiliza cookies para contribuir com a melhor experiência do usuário, de forma segura, otimizando as funcionalidades do site e direcionamento de conteúdos. Ao clicar em " Aceitar " você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Recusar

Varitus Brasil

Trabalho híbrido – 6 passos para implementar com segurança e sucesso

Assuntos Gerais, Serviços Extras

Trabalho híbrido é um modelo em que os profissionais alternam o cumprimento de suas jornadas de forma presencial, ou seja, na empresa, e também em outros locais, seja em suas próprias casas ou qualquer local onde estejam, desde que tenham responsabilidade e os recursos necessários para desempenhar suas tarefas.

Esse modelo vem sendo cada vez mais apontado como o “meio termo ideal” para muitos profissionais e organizações, mas, implantá-lo requer alguns cuidados para que se tire o máximo proveito, tanto para as empresas, quanto para seus colaboradores.

Continue a ler este artigo para saber mais sobre o tema e conhecer 6 passos para implementar o Trabalho híbrido com segurança e sucesso.

Trabalho híbrido – preferência comprovada

Recente pesquisa da Microsoft, em âmbito mundial, aponta que mais de 50% dos profissionais, inclusive no Brasil, têm como meta esse modelo de trabalho já em 2022, confirmando a percepção que se formou ainda na fase mais aguda da pandemia da COVID19.

Naquela fase, a necessidade de isolamento fez com que muitas empresas fechassem seus escritórios e colocassem equipes inteiras trabalhando 100% à distância. Situação que se no início se mostrou estimulante, depois foi revelando grandes desafios.

Num primeiro momento, muitos profissionais acharam extremamente positivo poderem trabalhar de casa, tanto pelo fator sanitário quanto por poderem dar mais atenção à família e economizar tempo e dinheiro com deslocamentos.

Para muitos, no entanto, com o passar dos meses a rotina de home-office foi se mostrando complexa, seja pela falta de estrutura ou espaço com privacidade em casa, seja pela dificuldade para cumprir rotinas, seja pela falta da interação presencial com colegas, clientes e chefias.

Nem lá, nem cá – o Trabalho híbrido como meio termo ideal

Na medida em que as atividades econômicas foram sendo retomadas, surgiu outro desafio: como trazer de volta as equipes, sendo que o modelo remoto, para parte dos trabalhadores, se tornou preferencial?  Evitar a evasão de talentos também era e é importante!

O modelo do Trabalho híbrido, então, apresentou-se como mais próximo do ideal, uma vez que permite que os profissionais trabalhem parte do tempo remotamente e em alguns dias da semana venham para o escritório, para a empresa, atuar presencialmente e, assim, balancear a dinâmica visando fazer com que o trabalho flua melhor.

O desafio, então, passou a ser como implementar o Trabalho híbrido com segurança e sucesso. A seguir, 6 passos que podem ajudar a sua empresa, se ela estiver com essa demanda, a implementar o modelo com segurança e sucesso.

Passo 1 – Dialogue com a equipe com franqueza e defina a proporção adequada de cada formato para o bom andamento da atividade no seu segmento. Dois dias por semana no escritório, três em trabalho remoto? Ou o contrário? Pondere com a equipe que talvez seja necessário um período de testes, para eventuais ajustes. Ou seja, a fórmula inicial pode não ser eterna;

Passo 2 – Se necessário e conveniente, divida a equipe, estipulando que uma parte venha em tais dias da semana ao escritório enquanto outra parte trabalha de casa (remotamente). E depois, se alternam. Pode ser que seja necessário, digamos, quinzenalmente, reunir todos ao mesmo tempo, presencialmente, para solucionar demandas que assim exijam;

Passo 3 – Certifique-se de que todos da equipe possuem, em suas casas, locais adequados para desempenharem suas tarefas, e que estão comprometidos com a execução dos trabalhos de maneira responsável e profissional;

Passo 4 – Garanta que todos terão os recursos necessários para trabalhar remotamente: computadores, cadeiras e mesas ergométricas, boa conectividade. Esse é um tópico muito importante e que precisa ser negociado com muita clareza para não gerar questionamentos futuros, além de evitar problemas no dia a dia;

Passo 5 – Explore com inteligência as ferramentas tecnológicas que asseguram a distribuição e o fluxo de tarefas para cada colaborador, em modo remoto. Armazenamento de dados e documentos em nuvem, com absoluta segurança, é imprescindível. É fundamental, também, que as lideranças tenham como delegar, acompanhar e conferir o trabalho de cada integrante do time, reconhecendo êxitos, detectando necessidade de ajustes e estimulando melhoras contínuas;

Passo 6 – Avalie periodicamente o modelo. Converse com franqueza com a equipe, meça a satisfação dos clientes e parceiros, verifique se o modelo híbrido está produzindo resultados alinhados com o planejamento e as expectativas da organização. Assim, será possível apurar a necessidade de mudança de rumos, num mundo do trabalho altamente dinâmico e que tende a se reinventar constantemente.

Agora que você já sabe mais sobre o modelo de Trabalho híbrido e conhece alguns passos certeiros para implementá-lo com segurança e sucesso, aproveite para conhecer ferramentas digitais que facilitam, e muito, o trabalho e a gestão dos seus negócios.

A VARITUS Brasil é uma empresa especialista em soluções inteligentes que otimizam processos através da tecnologia.

Com foco no empreendedorismo, já atendeu mais de 8 mil empresas em todo o Brasil por meio de suas plataformas online, as quais contribuem com a automatização de processos operacionais e otimização de rotina para empresários e colaboradores.

Nossas soluções são pensadas estrategicamente para atender todos os tipos de empreendimentos; desde produtores rurais à grandes empresas governamentais.

O grande propósito é agregar valor e tecnologia através de um ecossistema no qual desenvolvemos soluções integráveis e simples para facilitar a gestão e focar na melhor performance de seu negócio.

Clique aqui e conheça nossas soluções inteligentes e automatize seus processos!

18 de abril de 2022

VARITUS Brasil


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Nota Técnica 2021.004.1.30 altera prazo de implementação para 8 de agosto

Nota Técnica 2021.004.1.30 altera prazo de implementação para 8 de agosto

Ler mais

O controle do fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa

O controle do fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa

Ler mais

Nota Técnica 2022.001 1.00 e impactos no CT-e e CT-eOS

Nota Técnica 2022.001 1.00 e impactos no CT-e e CT-eOS

Ler mais

O Caminho da Fé, o aprendizado como gestor 

O Caminho da Fé, o aprendizado como gestor 

Ler mais

Manifestação de Destinatário – MDe vira obrigação para todas as empresas

Manifestação de Destinatário – MDe vira obrigação para todas as empresas

Ler mais

DIFAL: Por que sua empresa precisa redobrar a atenção sobre este tributo?

DIFAL: Por que sua empresa precisa redobrar a atenção sobre este tributo?

Ler mais