Como a tecnologia gera longevidade para as empresas?
Tecnologia gera longevidade para as empresas. Faz com que elas estejam sempre muitos passos à frente da concorrência, das demandas do mercado e dos consumidores, e até mesmo das necessidades dos seus colaboradores.
Mas, como a tecnologia é capaz de causar tantos impactos e como fazer os investimentos certos nesse campo para, de fato, assegurar vida longa e próspera para os seus negócios? Continue a ler esse artigo e saiba mais sobre como a tecnologia gera longevidade para as empresas e como tirar o máximo proveito das soluções que ela oferece.
Tecnologia gera longevidade para as empresas, há décadas
“Atualmente, é necessário incorporar ao processo de trabalho as tecnologias que possibilitem a modernização da empresa, como forma de prestar um melhor atendimento ao cliente e possibilitar um sistema de informações, controle e gerenciamento que seja capaz de gerar menores custos”…
O parágrafo acima parece escrito recentemente para introduzir a resposta à pergunta que fizemos no título deste artigo, não é? Mas, apesar de soar tão atual, ele é parte de um artigo acadêmico datado de meados de 1993, escrito por José Ernesto Gonçalves, engenheiro de produção pela Poli-USP, mestre em administração de empresas e consultor em planejamento empresarial e informática. E foi publicado naquele mesmo ano pela RAE (Revista de Administração de Empresas) da Fundação Getúlio Vargas, publicação de prestígio até hoje – devidamente digitalizada.
Intitulado “Resultados inesperados e principais exemplos de resistências à introdução de inovações em empresas de serviços brasileiras” o artigo faz um recorte – que já tem quase três décadas – de um conjunto de empresas de serviços apontando ‘recursos de informática’ como os principais adotados por essas organizações para se modernizarem e continuarem vivas. E ilustra exemplos de motivos pelos quais, na época, houve resistência interna a essas inovações. Leia a íntegra do artigo aqui.
Se na época, como se vê nessa publicação e em outras do tipo, quando se falava em inovações tecnológicas, referia-se a recursos de informática que rodavam praticamente só em redes de computadores corporativas e limitadas, hoje, obviamente, a tecnologia digital é, por definição, materializada pelo avanço e democratização da Internet, da nuvem, dos dispositivos móveis, dos algoritmos e da inteligência artificial.
O que não mudou nessas décadas, e pelo jeito não mudará tão cedo? A resposta é: a necessidade de se investir em pessoas, processos e tecnologia, para que esta última seja efetivamente incorporada à cultura e ao DNA das empresas e de quem as movimenta. Os clientes já estão cada vez mais familiarizados e habituados com a tecnologia digital para satisfazer praticamente todas as suas necessidades de consumo, seja de produtos ou de serviços. E exigem que as empresas atendam aos seus anseios.
Na prática – Como a Tecnologia gera longevidade para as empresas
A Tecnologia gera longevidade para as empresas quando é adotada de forma estratégica, planejada, consciente e consistente e, por isso, moderniza e facilita processos e o trabalho interno, reduz custos, melhora a qualidade da gestão e a experiência dos clientes.
Com isso, aumentam sensivelmente as chances de uma empresa perdurar por muito mais tempo, sendo resiliente às dificuldades e crises, e, quase sempre, saindo delas mais forte e preparada para os próximos desafios.
Analisar muito bem a situação da organização, cada etapa de seu funcionamento, as características das tarefas realizadas, do cenário da concorrência, dos marcos regulatórios e das necessidades dos clientes, leva à escolha das melhores soluções digitais para transformar a empresa e sua forma de atuar.
O projeto de transformação digital da empresa pode e deve ser desenhado para implementação dinâmica, porém cuidadosa, uma vez que a organização não poderá se dar ao luxo de interromper ou prejudicar seu funcionamento, produção ou atendimento, enquanto soluções digitais são implementadas.
Isso aumenta a importância da seleção de bons fornecedores, que não só entreguem os melhores softwares, aplicativos e demais soluções, mas também, e principalmente, participem ativamente da análise, implantação, treinamento, suporte e ajustes para que cada ferramenta gere os melhores resultados.
As melhores ferramentas digitais também são aquelas que, entregues e implementadas de forma adequada, sejam altamente imunes à obsolescência, ou seja, que sejam soluções continuamente melhoradas para as sucessivas demandas que surjam. Inovação é um caminho sem volta, cujos passos vão sendo dados de forma cada vez mais célere e desafiadora.
A VARITUS Brasil, startup de soluções digitais inteligentes, oferece as melhores ferramentas para emissão, captura, guarda, validação e simplificação de documentos eletrônicos, além de softwares e aplicativos para modernizar processos logísticos e de controle de fluxo de caixa das organizações, ajudando-as a crescer, ganhar eficiência e mercado.
Saiba mais clicando aqui.
28 de setembro de 2021
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 28/09/2021
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog