Varitus Brasil

Da consolidação em 2025 ao salto – os próximos passos da VARITUS em 2026 e rumo a 2030

Assuntos Gerais, Geral, Inteligência Artificial

Da consolidação em 2025 ao salto – À frente da VARITUS Brasil há 17 anos, o CEO e fundador Adão Lopes chega ao final de 2025 com a certeza de que este foi um dos anos mais marcantes da trajetória da empresa. “2025 foi um ano muito bom para a VARITUS: muito crescimento, muitas conexões, encontros estratégicos com grandes empresários. A VARITUS é uma empresa desejada — empresas querem comprar a VARITUS. Tivemos propostas, mas permanecemos firmes. Nosso sonho é construir uma grande empresa, formar gente, gerar valor. Isso está na nossa missão”, afirma.

Mesmo em um cenário dominado pela Inteligência Artificial — área na qual a VARITUS intensificou investimentos e entregou projetos altamente rentáveis — Adão reforça que o verdadeiro diferencial permanece o mesmo desde o primeiro dia: T.I. e Pessoas. “Temos conquistado muita coisa com projetos de IA, mas nunca perderemos a essência: formar profissionais, coordenar talentos. É uma missão que assumimos e da qual não abrimos mão.”

Além dos projetos de IA, a VARITUS mantém um portfólio robusto e necessário ao mercado, com soluções como Canhoto Fácil, Notafaz, XML Espião, V.CASH, V.CASH Audit, entre outras. Essa combinação de inovação, eficiência e constância faz da empresa um player naturalmente atrativo e sempre demandado.

Para 2025, a VARITUS deve encerrar o ano com crescimento de 15%, impulsionando uma mudança estratégica importante: o início da evolução para um grupo empresarial. A proposta é organizar áreas de atuação especializadas — começando pela logística — fortalecendo soluções como o Canhoto Fácil e modernizando a gestão de documentos e entregas, incluindo CT-e, MDF-e, rastreamento e controle operacional. As metas, segundo Adão, são ambiciosas — e são assim porque ele acredita nelas profundamente.

Da consolidação em 2025 ao salto, em números – A empresa fatura hoje cerca de R$ 5 milhões por ano, projeta R$ 7,5 milhões para 2026, mira R$ 30 milhões em 2028 e se prepara para alcançar R$ 100 milhões até 2030. “Não será fácil. Para isso, é necessário muito investimento, muita dedicação. Acredito que estamos com uma equipe formada e engajada para fazer isso acontecer”, afirma.

A perspectiva de crescimento aponta também para a chegada de sócios em 2026, bem como para a incursão da empresa nos universos do marketing shipping, das stock options e participação em resultados. E, claro, para a expansão do time: dos atuais 30 colaboradores para mais de 100 profissionais nos próximos anos. “Imagine o desafio de formação e engajamento de pessoas. Mas estamos com muita vontade, muita gana. Por mais que haja empresas que reclamem de conjuntura, governo, mudanças… nós não olhamos para isso. Sabemos que haverá momentos melhores e piores, mas seguiremos construindo. Investimento em gente e conexões é o que nos move.”

Conexões, aliás, são uma das grandes forças de Adão. Em 2025, ele inseriu a VARITUS em um ecossistema vibrante, aproximando-se de nomes como João Kepler, Theo Braga, Joel Jota, Flávio Augusto e Pablo Marçal, ampliando horizontes e reafirmando o posicionamento da empresa entre organizações que ditam o ritmo da inovação no Brasil.

O cenário para 2026 é otimista. Ano de eleições, Adão prevê uma onda positiva de investimentos, tanto privados quanto governamentais. Depois disso, reconhece que o país poderá enfrentar um período de retração — mas aposta que o portfólio da VARITUS, composto por soluções essenciais, sustentará o avanço. “Temos produtos necessários. Isso nos dá solidez mesmo nos cenários difíceis.”

Entre as grandes apostas tecnológicas está a evolução dos sistemas de GPS, permitindo monitorar simultaneamente centenas de motoristas, o que deve gerar economias expressivas na logística para empresas de diversos setores, especialmente aqueles com entregas sensíveis e controladas, como o farmacêutico. A expectativa é que essa mudança gere uma verdadeira alavancagem para o segmento.

Adão sabe que a jornada será exigente, mas afirma estar preparado — e entusiasmado. Seu olhar para o futuro combina ambição e pragmatismo, coragem e disciplina. “Nossos objetivos são audaciosos. Não será fácil, mas eu costumo mirar sempre nas estrelas, para alcançar ao menos a Lua.”

E, para 2026 e além, a direção está traçada: crescer, formar pessoas e transformar a VARITUS em uma empresa grande, ainda mais sólida, admirada e eternamente inquieta para ir além.

11 de dezembro de 2025

Varitus Brasil


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Treinamento reforça compromisso da VARITUS – Segurança da Informação como o alicerce invisível que sustenta a inovação

Treinamento reforça compromisso da VARITUS – Segurança da Informação como o alicerce invisível que sustenta a inovação

Treinamento – No último dia 30, a equipe VARITUS participou […]

Ler mais

Cibersegurança – ataques à cadeia de fornecedores, que podem ser o elo fraco a derrubar grandes empresas

Cibersegurança – ataques à cadeia de fornecedores, que podem ser o elo fraco a derrubar grandes empresas

Cibersegurança – ataques à cadeia de fornecedores – Os grandes […]

Ler mais

Adão Lopes intensifica agenda de aprendizado e reforça liderança da VARITUS Brasil em inovação e performance empresarial

Adão Lopes intensifica agenda de aprendizado e reforça liderança da VARITUS Brasil em inovação e performance empresarial

Nas últimas semanas, o CEO e fundador da VARITUS Brasil, […]

Ler mais