Lei da Liberdade Econômica, entenda
Lei da Liberdade Econômica, entenda – A Lei Federal 13.874, sancionada pelo governo federal no último dia 20 de setembro, estabelece a Declaração dos Direitos da Liberdade Econômica, traz medidas de desburocratização e simplificação de processos para empresas e empreendedores.
Em seu artigo 3º, inciso X, a Lei da Liberdade Econômica diz que é direito de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, observando-se o disposto na Constituição Federal, “arquivar qualquer documento por meio de microfilme ou por meio digital, conforme técnica e requisitos estabelecidos em regulamento, hipótese em que se equiparará a documento físico para todos os efeitos legais e para a comprovação de qualquer ato de direito público”.
No contexto da Lei da Liberdade Econômica e digitalização de documentos, vale dar atenção especial a tecnologias e serviços como GED um controle digital e automatizado de entregas, respectivamente, a Gestão Eletrônica de Documentos e um aplicativo que agilize o gerenciamento do fluxo de mercadorias.
Lei da Liberdade Econômica e digitalização de documentos
A lei autoriza o armazenamento, em meio eletrônico, óptico ou equivalente, de documentos públicos ou privados, compostos por dados ou por imagens, observado o disposto nesta Lei, nas legislações específicas e no regulamento.
O texto diz ainda que após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica.
Ainda conforme a Lei da Liberdade Econômica, o documento digital e a sua reprodução, em qualquer meio, realizada de acordo com o disposto nesta Lei e na legislação específica, terão o mesmo valor probatório do documento original, para todos os fins de direito, inclusive para atender ao poder fiscalizatório do Estado.
Os documentos digitalizados conforme o disposto artigo terão o mesmo efeito jurídico conferido aos documentos microfilmados, nos termos da Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968, e de regulamentação posterior.
Atos de secretarias e conselhos vão normatizar e regulamentar outros detalhes, mas a lei já determina que para a “garantia de preservação da integridade, da autenticidade e da confidencialidade de documentos públicos será usada certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).”
Com a Lei da Liberdade Econômica e digitalização de documentos valorizada, a GED e Aplicativo de gestão de entregas se tornam mais indispensáveis do que nunca
Se a GED e o aplicativo de gerenciamento de entregas eram, antes da Lei da Liberdade Econômica e digitalização de documentos valorizada pela nova legislação, tecnologias e serviços indispensáveis para as boas práticas e a redução de custos e erros na condução dos negócios, agora tornam-se investimentos inadiáveis.
A Varitus Brasil oferece essas duas soluções de forma completa, econômica e com suporte altamente profissional inclusos nos pacotes de serviços.
Com a GED – Gestão Eletrônica de Documentos, o ambiente em nuvem é utilizado para armazenamento seguro de seus documentos.
Essa tecnologia possibilita a criação de seus próprios documentos, com a criação dos atributos de pesquisa de cada um deles. A administração e a permissão de acesso também são configuradas conforme sua estratégia.
Sua empresa pode integrar sua GED a seus documentos eletrônicos, como canhotos de NF-e, CT-e etc. A guarda de PDFs com assinaturas e comentários da operação também fica facilitada, de forma organizada, com acesso disponível de qualquer lugar, via computador, tablet ou celular.
A Varitus Brasil também oferece o Canhoto Fácil,, aplicativo para transportadoras e empresas de logística que permite ao motorista/responsável pela entrega, coletar eletronicamente a assinatura do destinatário que está recebendo a carga, registrando o canhoto do recebimento da mercadoria.
A coleta é feita por foto e leitura de código de barras, com informações como dia, hora, localização exata – referenciada por GPS, com latitude, longitude, dados esses gerados automaticamente pelo aplicativo, a partir da mesma foto de registro.
A captação desse registro e a geração de tais dados, conforme os desenvolvedores, elimina inconformidades, burocracia, papéis, controles físicos sujeitos a imprecisões e reduz drasticamente a margem para atrasos, erros logísticos e extravios de produtos.
Com o aplicativo Canhoto Fácil, o status do produto transportado é claramente identificado, o que torna-se um grande diferencial no serviço prestado. Esses dados ficam armazenados pela Varitus em nuvem, e se mantêm à disposição para fácil conferência, inclusive se algum cliente da transportadora precisar.
O Canhoto Fácil oferece integração junto à SEFAZ, facilitando o cumprimento e a quitação de obrigatoriedades, de acordo com a norma 2019/001. Além disso, o aplicativo também possibilita o aprimoramento da gestão da operação.
Com o uso do aplicativo, também fica mais fácil alimentar bancos de dados para planejar melhor sua frota, consumo de combustível, manutenções programadas, horas e diárias de motoristas e ajudantes, etc, gerando inteligência para os negócios e aumentando a produtividade, a competitividade e o lucro.
Não espere mais para se adequar à Lei de Liberdade Econômica e digitalização de documentos, e mais, para colher os benefícios das modernizações e simplificações que ela determina e facilita. Clique aqui e solicite já o atendimento de um de nossos especialistas.
04 de outubro de 2019
Varitus Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 04/10/2019
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog