Varitus Brasil

Nota Fiscal Eletrônica faz microempreendedor individual faturar mais

Assuntos Gerais, MEI Microempreendedor Individual, Nfe Nota Fiscal Eletrônica

Microempreendedor Individual (MEI) consegue mais e melhores clientes quando, formalizado, emite Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, pois empresas formais exigem o documento

            Nota Fiscal Eletrônica – NF-e é a grande amiga do microempreendedor individual. Sim, isso mesmo!! Pois o microempreendedor, mesmo sem a obrigatoriedade do procedimento, quando passa a emitir o documento, fica apto a atender mais e melhores clientes, com maior potencial de compra e que, portanto, trazem mais faturamento. Ou seja, a Nota Fiscal Eletrônica faz o MEI crescer.
Por conta dos avanços tecnológicos, a emissão de Nota Fiscal eletrônica tornou-se um procedimento simples, barato e rápido, que de fato coloca sua empresa num outro patamar de respeitabilidade perante o mercado.
A emissão de Nota Fiscal, fator de grande diferenciação entre empresas profissionais e as que apostam mais na “improvisação”, ainda geral alguma discussão entre os que, por alguma razão, ainda não se convenceram da importância da emissão do documento.
Emitir Nota Fiscal é um ato de zelo para com a gestão financeira da empresa. Permite melhor controle dos tributos, além de ser uma prática que resguarda a empresa de descumprir a lei. Por outro lado, não emitir NF pode acarretar autuações, processos e prejuízos graves para o seu negócio e, também, colocar em cheque a credibilidade da sua empresa perante a clientela.
Aprenda mais sobre o que é Nota Fiscal, as vantagens de emitir e outras informações importantes. Elas foram compiladas a partir de material de divulgação do portal ecommercenews, com a colaboração de Adriano Nodari, Sócio-Diretor da Somma Consultoria. Ele é responsável pelo setor administrativo financeiro, pela coordenação e gestão de operações dos treinamentos, pelo desenvolvimento de metodologia de programas corporativos e atividades vivenciais. Atua com educação corporativa e treinamento empresarial desde 2004.:
O que é Nota Fiscal?
A Nota fiscal é um documento ou também recibo quando é realizado um serviço. A emissão é obrigatória para toda empresa, uma vez que é considerada uma ferramenta que presta contas aos órgãos reguladores em relação ao pagamento de tributos.
Não emitir nota fiscal é uma forma de ‘sonegar impostos’ e não estar enquadrado dentro da legislação. Para a empresa regulamentar a emissão de notas fiscais precisa da autorização dos órgãos responsáveis.
O primeiro passo é cadastrar o CNPJ do negócio. A realização do registro pode ser gratuita pelo portal MEI desde que o empreendedor tenha faturamento limitado a R$ 81 mil ao ano. Empresas com lucro superior podem optar por inúmeras alternativas especializadas como a SEFaz, entre outras.
Após cadastrar o CNPJ de forma online, é preciso comparecer até a prefeitura local e verificar pessoalmente quais as exigências do município em que vive. Cada região possui um portal online para emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
Vantagens da emissão da Nota Fiscal para empresas
Segundo o consultor empresarial Adriano Nodari o processo de emissão de NFe é muito simples e importante para manter a ordem fiscal do negócio, isso vale tanto para pequenas ou grandes empresas.
“A emissão de uma NF online leva menos de um minuto. Já no caso de emitir várias notas para diferentes fornecedores a empresa pode contar com os softwares de emissão online”, sugere Nodari.
Manter a empresa em dia com o pagamento de tributos é de suma importância para qualquer negócio. Não pense que essa é uma conduta que apenas grandes empresas devem seguir. “As pequenas empresas principalmente, precisam organizar as operações fiscais, pois uma única multa atribuída pelos órgãos fiscalizadores pode prejudicar gravemente o negócio”, alerta.
Empreendedores que preferirem maior comodidade na emissão de nota fiscal eletrônica podem contar com o suporte de NF automático. No serviço, o atendimento é prestado sempre quando a empresa necessitar, além do suporte técnico disponível.
“Outra grande vantagem do emissor automático é que em todos os serviços vai existir uma NF, o que gera segurança para o negócio e nenhuma brecha para sonegação”, indica.
A emissão da nota fiscal eletrônica contribui não só para manter a empresa em dia com os órgãos reguladores, mas também na hora de apurar os registros e movimentações financeiras. Através dos registros automáticos via sistema de gestão é possível acessar os gastos e lucros da empresa, o que contribui no processo contábil.
Qual a diferença de DANFE e Nota Fiscal?
Diferente da NF o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) não possui validade jurídica e trata-se apenas de uma espécie de registro adicional com o resumo dos serviços prestados. Geralmente é utilizado para acompanhar o trânsito da mercadoria.
Riscos para a empresa que não emite NF
Como alertamos, a emissão de NF é obrigatória e uma prática exigida pelos órgãos de legislação. Não emitir o documento é sinal de sonegação de impostos e pode gerar multas punitivas.
“Os valores da penalidade nesses casos podem variar de 10% a 100% em cada nota autuada, além de ser acumulativo. Todos os negócios devem ficar atentos a essa regulação, uma vez que os fiscais ficam de olho”, alerta Nodari.
Garantia para a empresa e produtos
A NF é um documento da compra e serviço emitido contendo todas as informações essenciais durante o processo. Para o consumidor o registro é essencial em casos de troca ou devolução, o que gera credibilidade para o seu negócio.
Veja alguns exemplos de nota fiscal, lembrando que podem variar de acordo com os serviços prestados pela empresa:
NF-es: utilizada na comercialização de produtos com taxa de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
NFS-s: gerada para prestação de serviços.
CT: específica para companhias que atuam na área de serviços de transporte e carga rodoviária.
NFC-e: emissão eletrônica em comercializações entre uma empresa e o consumidor final. Não exige nenhuma informação do cliente e fica a critério informar o CPF ou CNPJ.
(Com informações do portal www.ecommercenews.com.br e de Adriano Nodari, da www.sommadesenvolvimento.com.br )
Como emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas com rapidez e segurança?

Adotando para sua empresa o sistema emissor NOTAFAZ, da VARITUS BRASIL. Usado por mais de oito mil empresas de todos os portes, em todas as regiões do Brasil, o NOTAFAZ é o emissor fiscal mais completo do mercado e,com ele, você emite não só a NF-e, mas também a NFC-e, NFS-e, CT-e, CTE-e OS e MDF-e.Tem muitas ferramentas disponíveis, confira:
Capturas de Notas – DF-e
Consulta direta na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) realiza o download e armazenamento ilimitado de Notas Eletrônicas Disponível para NF-e e CT-e, em Prefeituras NFS-e (verificar disponibilidade em seu município) Mecanismo auxiliar para Captura de Notas que trafegam por e-mail.

Manifestação do Destinatário – MD-e

Permite o manifesto de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas contra sua Empresa (obrigação fiscal para algumas empresas). O manifesto pode ser com “ciência da operação” ou “desconhecimento da operação”, assim empresas que tentam usar sua empresa serão bloqueadas. Para Conhecimento de Transporte Eletrônica CT-e caso você não se manifeste a SEFAZ entende que o CT-e é seu e deve ser registrado na contabilidade.

Gestão Eletrônica de Documentos – GED

Gestão Eletrônica em Nuvem para armazenamento seguro de seus documentos Possibilita a criação de seus próprios documentos. Crie os atributos de pesquisa de cada um dos seus documentos. Administre a permissão de acesso conforme sua estratégia. Integre seu GED a seus documentos eletrônicos, como canhotos de NF-e, CT-e etc. Guarde PDFs com assinaturas e comentários da operação. Acesso disponível de qualquer lugar.

Auditoria de SPED e XMLs

Audite e valide o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED com suas NF-e’s e CT-e’s. Toda entrega de arquivos é verificada se está livre de Notas Canceladas, Falta de XMLs e escrituração de notas negadas.

Controle de Remessa e Retorno (Emissão Simplificada)

Controle sem erro suas remessas e retornos da Nota Fiscal Eletrônica NF-e Emissão de NF-e de retorno com poucos cliques. Relatório de NF-e e notas pendentes de retorno Impede devolução maior do que o comprado Impede retorno maior que remessa Aponta erro de fornecedores e clientes, Configure os retornos e monitore erros humanos.

Guarda CF-e SAT

Guarde e valide seu Cupons Fiscais Eletrônicos pelo Sistema Autenticador de Transmissão; Imprime o cupom pela WEB unitário e em lote Importação de dados pelo RoboColetor; Importação e Exportação de XML Relatório de Emissão e Recebimento; Envio de e-mail automático com PDF e XML; Armazenamento seguro durante 5 anos.

Armazenamento

Guarde seus XML’s em um ambiente totalmente elástico, monitorado e seguro! Com emissão de documento, procura de erros na estrutura do XML gerado, conferência de dados, validação através do Monitor XML, armazenamento em cofre digital de tecnologia cloud e integração com qualquer sistema ERP.

Recuperador de XML

Perder os arquivos XML de notas emitidas contra a sua empresa não é nada bom. Se algum problema ocorrer com os XML’s arquivados pelo seu contador ou diretamente na sua empresa, esse módulo poderá lhe ajudar muito. O Recuperador baixa e arquiva em nuvem todos os seus XML’s recebidos ou emitidos e você fica a apenas um clique de recuperá-los. Segurança sempre é bem vinda, não é?

Roboemail

Agente que monitora um e-mail cadastrado e captura automaticamente as NF-e’s e XML’s de documentos fiscais. Possibilita cadastrar quantas contas de email desejar. Separa a conta de e-mail por caixa de entrada, e-mail processado, e-mail outros (documentos XML’s inválidos) e e-mails de erro.
03 de dezembro de 2018  – Varitus Brasil


Publicado em: 03/12/2018

Tags:

Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Proteção dos dados da empresa

Proteção dos dados da empresa

À medida que continuamos a fortalecer nossa postura de segurança […]

Ler mais

Instabilidade no sistema SEFAZ

Instabilidade no sistema SEFAZ

Comunicado  Prezado amigo e parceiro,  Espero que esta mensagem o […]

Ler mais

Automatizando processos para usar os times em tarefas estratégicas: o papel do RPA

Automatizando processos para usar os times em tarefas estratégicas: o papel do RPA

A eficiência operacional e na gestão é crucial para o […]

Ler mais