PIX e seus impactos sobre empresas de vários tamanhos – artigo do presidente
PIX e seus impactos já são uma das grandes questões do momento, em especial sobre as empresas. Pessoas físicas e jurídicas estão em grande expectativa com o PIX – novidade no SPI – Sistema Brasileiro de Pagamentos Instantâneos, lançado pelo Banco Central, e que começa efetivamente a operar em 16 de novembro de 2020.
Milhões de pessoas e empresas de todos os portes já estão cadastrando suas chaves para fazer operações e transações financeiras com maior rapidez, segurança e economia.
Com funcionamento prometido para acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, sem pausa nem mesmo em finais de semana ou feriados, o PIX promete concluir transferências de recursos em até 10 segundos, uma alternativa muito vantajosa, por exemplo, em relação aos “antigos” TED e DOC, que demoram para ser processados.
Bancos clássicos e gigantes, pertencentes a grupos multinacionais e também as pequenas instituições e principalmente os bancos digitais/fintechs já esperam uma concorrência muito maior no segmento, o que sem dúvida será benéfico para os usuários – pessoas e empresas.
PIX e seus impactos sobre as empresas não-financeiras
Entre os impactos que eu vislumbro como mais significativos para organizações de todos os portes, mas, sobretudo para as micro, pequenas e médias empresas, está a modificação da dinâmica de fluxo financeiro, já que qualquer operação será consolidada praticamente em tempo real.
Outra revolução considerável é que os próprios estabelecimentos comerciais e de serviços poderão servir como pontos de saques em espécie para os usuários, o que pode atrair mais clientes e negócios.
O comércio eletrônico também poderá ser bastante beneficiado, com a perda de espaço para pagamentos de modalidade mais morosa, como o boleto bancário.
A novidade está aí e para quem souber aproveita-la, oportunidades são tidas como certas!
Recomendamos, ouvindo instituições e especialistas dos setores empresariais e bancários, sobre o PIX e seus impactos, que as empresas cumpram com rapidez e atenção à segurança todos os passos para aderir ao PIX.
Cadastrar a chave PIX da empresa no banco onde ela já possui contas e operações, é importante para evitar problemas e ganhar ainda mais assertividade.
A partir de 16 de novembro, a empresa poderá oferecer ao seu consumidor as três alternativas de pagamento – pelo QR Code, por link de pagamento ou por chave de endereçamento.
Essa questão, portanto, do PIX e seus impactos sobre as empresas, para mim se traduz num admirável mundo novo que se abre, com perspectivas de modernização e transparência na circulação de recursos, fluxo de caixa e realização de negócios no país.
Vamos tratar de aproveitar!
Outubro de 2020.
Adão Lopes*
*CEO e fundador da VARITUS BRASIL
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 15/10/2020
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog