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Cerco à sonegação repercute na imprensa especializada em NF-e

Geral

Índices de sonegação e de ocultação de bens caíram, graças a auditorias, tecnologia e cruzamentos de dados até com redes sociais; emissão de NF-e é decisiva para combater sonegação

O fechamento do cerco à sonegação de tributos historicamente praticada por empresas do Brasil vem repercutindo na imprensa em geral e também nos veículos de comunicação especializados – voltados à economia, contabilidade, compliance, etc…
Dessa vez, a rede Jornal Contábil foi uma das que deu destaque para o assunto, trazendo ampla reportagem em seu portal, conforme trecho do texto a seguir.
“A sonegação de impostos de empresas brasileiras vem sofrendo relevante queda. Dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) demonstram uma redução de 8% dos seus índices nos últimos 10 anos. No ano de 2008, o percentual de ocultação era de 25%, número que caiu para 17% em 2018. Essa redução comprova que a população tem se tornado cada vez mais consciente que a prática é prejudicial à própria sociedade, já que é por meio dos tributos que serviços públicos são mantidos.
Além disso, as constantes fiscalizações da Receita Federal foram decisivas para essa redução. Segundo estimativas do IBPT, em 2017, a Receita Federal realizou 11.812 auditorias externas e 378.381 revisões de declarações. O resultado foi uma variação de 13,02% e crédito de R$204,98 bilhões em relação a 2016”, diz a reportagem,

Jornal também cita redes sociais como foco de fiscalização

A reportagem da Rede Jornal Contábil segue. “A fim de fiscalizar a sonegação de impostos, a Receita Federal pode observar as redes sociais dos contribuintes. Para isso, o órgão conta com a ajuda da inteligência artificial, que busca indícios da propriedade de certo patrimônio, por meio de palavras-chave, dados da internet e geolocalização. Esses indícios vão se unir a outras informações encontradas por diversos cruzamentos, alimentando o banco de dados.
Ao visualizar o contribuinte com determinados bens em redes sociais, o auditor analisa se foram devidamente declarados. Caso perceba um comportamento suspeito, visualizam-se as fotos das redes sociais para comprovar a posse e uso de bens não declarados, que possam garantir possível penhora.  Além disso, investiga provável vinculo entre os verdadeiros donos e pessoas tratadas como laranjas”.
A matéria também lembra que operações financeiras com uso de cartão de crédito também integram a luta da Receita Federal para combater a sonegação de tributos.  O órgão, diz a reportagem,  “cruza informação para saber qual o faturamento de cada estabelecimento com a venda por meio do cartão de crédito. Essa modalidade de fiscalização facilitou e tornou mais ágil o serviço dos auditores fiscais.
Empresas com despesas superiores a 10 mil reais vão ser incluídas na DECRED (Declaração de Operações com Cartão de Crédito), uma vez que as informações vão ser comparadas com a declaração do Simples Nacional ou do imposto de renda retido na fonte— o objetivo da ação é buscar gastos sem comprovação. A inclusão de dados na DECRED é feita semestralmente pelas administradoras de cartão de crédito e bancos responsáveis. Não serão incluídos valores de cartão de débito ou cheques eletrônicos”.
O jornal alerta o que cada vez mais contribuintes vêm percebendo e que reflete um caminho sem volta: as empresas devem emitir com precisão os documentos referentes às suas operações, incluindo as notas fiscais digitais ou eletrônicas. É a Nota Fiscal eletrônica NF-e e seus correlatos (NFS-e, NFC-e, CT-e, CT-e OS, etc) como lembra a reportagem, que vão justificar os rendimentos apurados.

A importância de emitir corretamente NF-e e outros documentos fiscais

Emitir corretamente os documentos fiscais da sua empresa, seja ela da categoria MEI (Microempreendedor Individual), ou uma organização de porte pequeno a médio, é um procedimento que envolve não só sua segurança contábil e fiscal, bem como atesta a organização e o profissionalismo da empresa.
É através das notas fiscais que uma empresa comprova a legitimidade de suas operações, obtendo e assegurando todas as garantias envolvendo os bens ou serviços transacionados.
Empresas que não emitem nota fiscal, além de praticar sonegação prejudicial ao país, também deixam de ter acesso a linhas de crédito mais vantajosas, perdem a oportunidade de realizar negócios com outras empresas privadas que fazem questão dos documentos fiscais e sequer podem sonhar, por exemplo, em negociar com órgãos e instituições públicas.

Como emitir seus documentos fiscais com economia, precisão e agilidade

Para emitir seus documentos fiscais de forma econômica, precisa e ágil, você precisa de um emissor robusto, confiável e que já é usado e aprovado por mais de 10 mil empresas de todos os portes, em todo o Brasil.
Além de emitir as notas com rapidez e precisão, o sistema emissor precisa oferecer recursos para um correto gerenciamento e um perfeito arquivamento dos documentos fiscais da sua empresa.
Dispensar esses recursos, que normalmente não estão disponíveis em versões gratuitas e simplificadas, geralmente resulta em dor de cabeça e pode ocasionar problemas graves para sua empresa, incluindo autuações do Fisco, e multas.
Por isso, você deve optar por um sistema de excelente relação custo/benefício , que não onera sua operação e, ao mesmo tempo assegura que seus documentos fiscais transitarão em perfeita ordem e poderão ser acessados a qualquer tempo, em segundos.
O NOTAFAZ
Essa segurança você tem escolhendo o NOTAFAZ um software criado pela VARITUS BRASIL para facilitar a sua vida e as operações da sua empresa, de forma rápida e muito simples de usar.
Ele já é usado por mais de 10 mil empresas de todos os portes e de todas as regiões do Brasil, justamente porque atende com perfeição desde o micro até o grande empresário, dos mais diversos segmentos e que precisam emitir Nota Fiscal eletrônica NF-e, inclusive a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e e outros documentos fiscais.
Em cinco cliques, sua NF-e , NFC-e ou Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e está emitida. O suporte técnico, se você precisar, já está incluso no pacote. Se sua empresa precisa emitir outros documentos fiscais, você pode fazer isso com uma única plataforma, consulte detalhes.
Há outras vantagens: o NOTAFAZ permite que você importe facilmente os cadastros dos clientes, produtos, serviços e transportadoras do software gratuito da SEFAZ.
Com o NOTAFAZ, você dispõe de um sistema completo, capaz de emitir NF-e, NFC-, CT-e, CTe-OS, MDF-e e, claro, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e.
O arquivamento e a gestão dos seus documentos também são assegurados pelos recursos e ferramentas ágeis, inteligentes e fáceis disponíveis no NOTAFAZ.
A escolha do NOTAFAZ como emissor dos seus documentos fiscais poupa tempo, mão-de-obra, agiliza a prestação de serviços aos seus clientes, otimiza recursos da sua empresa e garante a segurança fiscal dos seus negócios.
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26 de março de 2019
Varitus Brasil


Publicado em: 26/03/2019

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