Fim de prazo: NFS-e padrão nacional entra em vigor em janeiro de 2026 – e o NOTAFAZ já está pronto para essa nova realidade
NFCom, NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, REFORMA TRIBUTÁRIA

Fim de prazo. O relógio está correndo. A partir de 1º de janeiro de 2026, entra em vigor a obrigatoriedade da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) em padrão nacional, instituída pela Lei Complementar nº 214/2025.
A mudança faz parte dos pilares da Reforma Tributária sobre o consumo, que busca simplificar processos, reduzir divergências e integrar os entes federativos.
A Lei Complementar nº 214/2025 estabelece que, até lá, os municípios devem aderir ao modelo nacional — ou se integrar tecnicamente a ele — para estarem aptos a operar dentro do novo padrão.
As prefeituras que não fizerem essa adesão poderão sofrer consequências diretas, como a suspensão de transferências voluntárias da União a partir da data de obrigatoriedade.
Ou seja: o prazo não é apenas simbólico. Ele impõe responsabilidades práticas tanto para o poder público quanto para as empresas prestadoras de serviços, que precisarão se adequar para manter suas emissões fiscais em conformidade.
Essa nova etapa representa muito mais do que uma mudança tecnológica. É o início de um novo modelo de gestão tributária digital, que exige das empresas adequação imediata para continuar emitindo documentos fiscais dentro das regras vigentes.
E é exatamente nesse cenário que se destaca o NOTAFAZ, o emissor fiscal da VARITUS Brasil.
NOTAFAZ, documentos fiscais perfeitos em poucos cliques
O NOTAFAZ é um emissor fiscal moderno, completo e já totalmente preparado para a emissão da NFS-e em padrão nacional. É utilizado por milhares de empresas dos mais variados segmentos, em diversas regiões do Brasil.
Desenvolvido pela VARITUS, o sistema permite que empresas de todos os portes emitam, gerenciem e armazenem notas com segurança, conformidade e alto desempenho.
Além de acompanhar as constantes atualizações legais, com o NOTAFAZ a emissão de documentos fiscais é feita em segundos, com poucos cliques, e o emissor oferece uma experiência intuitiva, integração simplificada e suporte técnico especializado — garantindo que a transição para o novo modelo ocorra de forma rápida, segura e sem interrupções nas operações.
O momento é agora
Com a obrigatoriedade da NFS-e nacional já definida e os prazos legais em contagem regressiva, as empresas precisam se antecipar para não enfrentar problemas operacionais ou fiscais a partir de janeiro de 2026.
A VARITUS e o NOTAFAZ estão prontos para conduzir sua empresa nessa transição com tranquilidade, eficiência e total segurança jurídica.
CLIQUE AQUI e fale com nossos especialistas.
Sobre a VARITUS
Com 17 anos de atuação no mercado de tecnologia da informação, e associada à ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), a VARITUS Brasil é referência em soluções digitais robustas e eficientes, alinhadas às boas práticas de cibersegurança e totalmente em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A empresa possui certificações internacionais como a ISO 9001 e a ISO 27001 — esta, específica sobre segurança da informação — e atua como parceira estratégica das organizações que desejam crescer com base em inovação, segurança e conformidade regulatória, pilares indispensáveis no novo ambiente tributário brasileiro.
22 de outubro de 2025
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
FACIAP
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
LGPD
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
Monitor Fiscal
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
NFCom
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Notas Técnicas
REFORMA TRIBUTÁRIA
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
V.BOLETO
Publicado em: 22/10/2025
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog