Varitus Brasil

6 Vantagens do Emissor de NF-e para Produtores Rurais

Nfe Nota Fiscal Eletrônica

As vantagens do Emissor de NF-e para Produtores Rurais já estão sendo sentidas em muitas propriedades Brasil afora. São empreendedores do agronegócio brasileiro que não esperaram janeiro de 2020, quando a obrigatoriedade valerá para todo o país, para aproveitar as oportunidades de modernização que essa ferramenta oferece. Continue a ler este artigo e veja 5 vantagens de inserir também a sua propriedade rural nesta nova e promissora era.

Desde 2006 as antigas notas fiscais de talonários vem sendo substituídas por documentos eletrônicos na indústria, no comércio e serviços, e agora é a vez do campo aderir a essa inovação, então adotar um Emissor de NF-e para Produtores Rurais é um caminho sem volta, que tira a propriedade rural de uma vez por todas da informalidade e da burocracia de papéis e aborrecimentos.
A NF-e Produtor Rural – Modelo 55, substitui a NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica) e a velha nota fiscal de produtor dos antigos talonários impressos. Emitir NF-e Produtor Rural traz vantagens como:

  • Praticidade e fim das filas. Em regra produtor rural muitas vezes passa horas no órgão fiscalizador para conseguir emitir uma nota fiscal convencional, somente podendo emitir durante a semana, aguardando filas e a boa vontade do órgão. Agora, ao adquirir um Emissor de NF-e para Produtores Rurais, a sua emissão de notas pode ser em feitaqualquer dia ou, para transitar regularmente com as mercadorias comercializadas pelo produtor;
  • Eliminação de velhos e trabalhosos procedimentos. Eles são sempre sujeitos a falhas humanas, obtendo mais praticidade, rapidez, segurança e profissionalismo para vender sua produção.
  • Maior agilidade e exatidão. Sim, para efetuar a contabilidade da propriedade rural e seus clientes ou parceiros, sejam eles cooperativas, atacadistas ou varejistas;
  • Melhor conhecimento de vários aspectos sobre a sua produção e comercialização.Se feito por um bom sistema de emissão de documentos fiscais, o ato de emitir NF-e Produtor rural gera em segundos uma série de informações que você puxa do computador na hora em que deseja, para avaliar diversos aspectos da sua propriedade e do seu negócio;
  • Mais competitividade com otimização de recursos. Com essas informações, você pode comprar melhor seus insumos, calcular melhor os preços, acompanhar o faturamento, avaliar os prazos concedidos, conferir as vendas para cada cliente, os impostos apurados, etc. É a sua fazenda ou cooperativa inteira ao alcance de um clique.
  • Foco no que mais interessa para você – produzir e vender. Ao adotar um bom Emissor de NF-e para Produtores Rurais você ganha tempo, eficiência e liberdade para se concentrar no que interessa: produzir mais e melhor, e aumentar seu faturamento e lucratividade.

Como proceder antes de adotar um Emissor de NF-e para Produtores Rurais
A primeira medida é adquirir uma Certificação Digital. É esse certificado, uma espécie de CPF eletrônico, que garante a legitimidade das notas fiscais que o produtor emitir, e serve para que seja realizada a assinatura digital.
Em seguida é preciso é adquirir um programa de computador – o software – que vai fazer a emissão dessa NF-e Produtor Rural. Esse Emissor de NF-e para Produtores Rurais será instalado no computador de sua propriedade e será nele que as notas serão emitidas, com autorização da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado onde fica a propriedade rural.
A escolha desse emissor é de grande importância: ele tem que ser simples e prático de se usar e o fornecedor precisa oferecer um bom suporte para que o produtor não tenha qualquer dúvida ou problema,  para emitir NF-e produtor Rural com precisão, evitando que a SEFAZ rejeite algum documento por conter erros.
O arquivamento dessas notas eletrônicas também é muito importante. Cada NF-e Produtor Rural, como outros documentos fiscais emitidos, gera um arquio correspondente, chamado XML, que contem a assinatura digital do produtor responsável. Esses arquivos precisam ser guardados por cinco anos. Além disso, esse XML também é enviado, via e-mail, para o destinatário de cada NF-e Produtor Rural emitida. Bons softwares cuidam de tudo isso em poucos cliques, para que o produtor não tenha dores de cabeça.
O produtor rural também precisa de autorização da SEFAZ do seu estado para emitir a NF-e Produtor Rural. Um bom fornecedor de emissor de nota fiscal também cuidará disso para o produtor ou cooperativa.
Imprimindo a NF-e Produtor Rural emitida
Uma vez autorizada e emitida, a NF-e Produtor Rural poderá ser impressa na forma de um DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Ele apresenta de forma clara os principais dados contidos na NF-e Produtor Rural e vai junto com o carregamento dos produtos vendidos. Esse documento, o DANFE, não precisa ser armazenado. O que valerá, para efeitos contábil e fiscal, será sempre o XML – que é a NF-e Produtor Rural propriamente dita.
Escolha já o melhor sistema Emissor de NF-e para Produtores Rurais
Para ajudar sua propriedade nessa importante transição para o mundo fiscal digital, escolha o melhor emissor – o NOTAFAZ. Com ele, você emite sua NF-e Produtor Rural em apenas cinco cliques. E acessa os arquivos dessas notas de qualquer lugar, via computador, celular ou tablet, pois o sistema é 100% em nuvem.
O NOTAFAZ, que foi desenvolvido pela VARITUS BRASIL, é tão bom, que já é aprovado e utilizado por milhares de empresas de todo o país. Empresas de todos os tamanhos!
Importante: cooperativas têm vantagens à parte ao escolher e indicar o NOTAFAZ para seu cooperado emitir NF-e Produtor Rural, podendo rentabilizar ainda mais o negócio e obter benefícios recorrentes com essa parceria.
O suporte técnico oferecido junto com o emissor é totalmente eficiente e o sistema permite fácil integração com outros que sua propriedade venha a adquirir.
Para colocar sua propriedade rural ou cooperativa na era da praticidade, economia e eficiência fiscal, basta clicar aqui para solicitar o agendamento de uma demonstração com nossos consultores.
11 de outubro de 2019
Varitus Brasil
 


Publicado em: 11/10/2019

Tags:

Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Proteção dos dados da empresa

Proteção dos dados da empresa

À medida que continuamos a fortalecer nossa postura de segurança […]

Ler mais

Instabilidade no sistema SEFAZ

Instabilidade no sistema SEFAZ

Comunicado  Prezado amigo e parceiro,  Espero que esta mensagem o […]

Ler mais

Automatizando processos para usar os times em tarefas estratégicas: o papel do RPA

Automatizando processos para usar os times em tarefas estratégicas: o papel do RPA

A eficiência operacional e na gestão é crucial para o […]

Ler mais

Ficou interessado?
Que tal falar com um dos nossos especialistas?

Enviar mensagem no WhatsApp