Varitus Brasil

O que é e para que serve a NF-e Nota Fiscal Eletrônica?

Nfe Nota Fiscal Eletrônica

NF-e

O que é e para que serve a NF-e Nota Fiscal Eletrônica?
Uma transação comercial, seja de produtos ou serviços, de qualquer segmento, é formalizada e se torna muito mais segura com a emissão da nota fiscal. Entretanto, você realmente sabe responder: O que é e para que serve a NF-e Nota Fiscal Eletrônica?
Para que você entenda de uma vez por todas as informações essenciais em relação a esse assunto tão importante para os seus negócios, elaboramos um resumo bem descomplicado e rápido de ler – e aprender! Vamos lá?

  • O que é e para que serve a NF-e Nota Fiscal Eletrônica: NF-e é a versão digital daquela nota fiscal de papel que as empresas precisam emitir quando vendem mercadorias ou prestam serviços. A emissão, ao invés de ser feita “à mão” ou “à máquina”, é feita através da internet;
  • Quem precisa emitir NF-e: Todas as empresas que vendem produtos ou serviços, sendo que o tipo de nota e alguns outros detalhes podem mudar, conforme o ramo da empresa e a sua localização;
  • NF-e e seus vários tipos: Quando se vende mercadorias e bens, a nota a ser emitida é a NF-e – Nota Fiscal Eletrônica. Já quando se presta serviços, deve-se emitir a NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Agora, quando a venda é feita diretamente a uma pessoa física (consumidor, sem CNPJ), a empresa precisa emitir a NFC-e, que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. E, por fim, para quem transporta cargas, o documento fiscal é o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
  • Como começar a emitir NF-e ou os outros tipos: Primeiro, você tem que conversar com seu contador para ver qual ou quais notas sua empresa tem que emitir. Depois, checar também via contador o tipo de enquadramento fiscal da sua empresa. O próximo passo é adquirir um certificado digital e realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda. Lembrando que ser for prestação des serviços, esse cadastramento é na Prefeitura da cidade onde está sua empresa. Por fim, para realizar efetivamente a emissão, você precisa de um bom software (programa de computador).
  • E quem é MEI (Microempreendedor Individual), atenção: Embora a emissão de NF-e não seja obrigatória para você, algumas empresas só contratam serviços ou compram de MEI’s que emitem nota! Então, consulte no Portal do Microempreendedor e tome a melhor decisão!

Agora que você certamente compreendeu direitinho O que É e para que serve a NF-e Nota Fiscal Eletrônica, faça a melhor escolha para seus negócios e emita suas notas com um sistema emissor que te traga praticidade, economia e segurança.
Há muitos no mercado, mas o NOTAFAZ te traz o melhor em relação a custo/benefício. Clique aqui e conheça a ferramenta que te ajudará a emitir NF-e, formalizando, profissionalizando, modernizando e fortalecendo os seus negócios!
Posts Relacionados:
Aprenda a lucrar com a gestão inteligente de emissão de Nota Fiscais Eletrônicas
Saiba como as Notas Fiscais Eletrônicas trazem benefícios para produtores rurais
Veja como escritório de contabilidade aumentam seus lucros com emissão de NF-e


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Ganhe agilidade na gestão com emissor fiscal+gerador de boletos inteligentes!

Ganhe agilidade na gestão com emissor fiscal+gerador de boletos inteligentes!

Ganhe agilidade na gestão com emissor fiscal+gerador de boletos inteligentes! […]

Ler mais

Simplificando a sua gestão, da entrega ao pagamento

Simplificando a sua gestão, da entrega ao pagamento

Criar bons produtos, conquistar clientes, realizar vendas, prestar um atendimento […]

Ler mais

Dia do Meio Ambiente – a T.I. e a I.A. podem ajudar a salvar o Planeta

Dia do Meio Ambiente – a T.I. e a I.A. podem ajudar a salvar o Planeta

No Dia do Meio Ambiente, celebrado hoje, é essencial refletir […]

Ler mais

Ficou interessado?
Que tal falar com um dos nossos especialistas?

Enviar mensagem no WhatsApp