Adão Lopes intensifica agenda de aprendizado e reforça liderança da VARITUS Brasil em inovação e performance empresarial
Assuntos Gerais, Canhoto Fácil, FACIAP, Geral, Inteligência Artificial, Uncategorized

Nas últimas semanas, o CEO e fundador da VARITUS Brasil, Adão Lopes, mergulhou em uma intensa agenda de aprendizado, conexões e posicionamento estratégico. Em dois grandes eventos – o Congresso Empresarial FACIAP PR 2025, em Foz do Iguaçu, e um encontro voltado à performance humana e inteligência artificial em São Paulo – ele reafirmou o compromisso que o move desde a fundação da empresa: aprender continuamente, evoluir sempre e estar entre os melhores para levar a VARITUS cada vez mais longe.
Congresso Empresarial FACIAP PR 2025
Primeiro, o destino foi Foz do Iguaçu, palco do Congresso Empresarial FACIAP PR 2025, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. O evento reuniu autoridades, lideranças e empresários de todo o estado, com o tema “Ascensão: o poder de comunicar, conectar e agir”.
A presença da VARITUS chamou atenção pela apresentação de soluções tecnológicas que simplificam processos fiscais e operacionais. Entre elas, a emissão de NFS-e via WhatsApp, pelo qual o usuário informa apenas o nome da empresa, o serviço e o valor, recebendo o PDF da nota emitida em poucos instantes. Também despertou interesse o Canhoto Fácil, ferramenta que utiliza reconhecimento de imagens, assinaturas e produtos, agregando agilidade e segurança aos negócios.
Com mais de 2 mil usuários ativos no Paraná e a meta de alcançar 10 mil até o próximo ano, a VARITUS saiu do congresso fortalecida.
“Estar entre líderes empresariais, trocar experiências e apresentar o que desenvolvemos com tanto cuidado é uma forma de mostrar que tecnologia de ponta também nasce no interior, com propósito e resultado”, destacou Adão. “Também é nosso objetivo seguir prestigiando o associativismo. Pois no universo da FACIAP PR somos conhecidos, respeitados e isso acontece porque desde sempre entregamos algo de valor para os clientes. O que nos dá a certeza de que vamos atingir e superar nossas metas!”, conclui ele.
Inteligência Artificial e alta performance empresarial, em São Paulo
Dias depois, em São Paulo, Adão participou de um encontro de alta performance empresarial que abordou o uso da Inteligência Artificial (IA) aplicada à gestão de pessoas, processos e resultados. Durante o evento, destacou um ponto central: a tecnologia só faz sentido quando está a serviço do ser humano.
“A IA não substitui pessoas; ela as apoia. Quando bem projetada, pode eliminar o básico e o repetitivo, mas é o olhar humano, a percepção humana, que dá sentido às decisões e à experiência do cliente”, afirmou.
Segundo o executivo, empresas que tratam a IA como um modismo correm o risco de desperdiçar tempo e dinheiro. “A VARITUS, que já experimentou na prática diferentes modelos de automação, aprendeu que o verdadeiro ganho vem da integração equilibrada entre pessoas, processos e tecnologia”, diz ele. “Aliás, exatamente como sempre defendeu Peter Drucker”, acrescenta, referindo-se ao influente consultor e autor, amplamente considerado o pai da administração moderna.
Para levar esse aprendizado além da liderança, Adão fez questão de incluir na experiência a gerente de RH e Financeiro, Simone Prudente, reforçando o compromisso de disseminar a cultura de inovação por toda a empresa. A presença marcante nos dois eventos reforça um traço característico do fundador: a busca constante pela excelência. Para ele, evolução não é um projeto pontual, mas uma prática diária — que começa no aprendizado pessoal e se reflete no crescimento coletivo da empresa.
Em um cenário em que muitas organizações ainda buscam entender o papel da IA nos negócios, Adão Lopes demonstra que a VARITUS está um passo à frente — equilibrando inovação e humanização, tecnologia e propósito. E é justamente essa combinação que faz da empresa uma referência cada vez mais sólida no mercado de tecnologia da informação.
17 de novembro de 2025
Varitus Brasil


Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
FACIAP
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
LGPD
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
Monitor Fiscal
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
NFCom
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Notas Técnicas
REFORMA TRIBUTÁRIA
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
V.BOLETO
Publicado em: 17/11/2025
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog